Mapa múndi - Coordenadas geográficas


AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Qualquer lugar da Terra pode ser localizado por meio de um sistema de coordenadas formado por linhas imaginárias: os meridianos e os paralelos. Os meridianos ligam o pólo geográfico norte ao pólo geográfico sul e os paralelos cruzam perpendicularmente os meridianos.

Os paralelos e as Latitudes
O Equador - o paralelo principal - está traçado a igual distância dos pólos, formando um plano que divide horizontalmente a Terra em duas partes iguais: o hemisfério norte, também chamado setenbrional, e o hemisfério sul, também chamado meridional.

Os meridianos e as Longitudes
O Equador - o paralelo principal - divide a esfera terrestre em duas partes iguais. Já os meridianos, como não circundam totalmente a esfera terrestre, só a dividem em duas partes iguais ou hemisférios junto com seu meridianos oposto, chamado de antimeridiano.
Em 1884 foi estabelecido como referencial ou principal o meridiano de Greenwich, que passa próximo à cidade de Londres. A partir dessa data, o meridiano de Greenwich e o seu antimeridiano passaram a dividir, por convenção, a esfera terrestre em dois hemisférios: Leste ou Oriental e Oeste ou Ocidental.
Questão 1. (UFMT) A partir da observação da figura, julgue as assertivas em V ou F.
a( ) Nem todos os pontos localizados ao longo do mesmo paralelo ou meridiano possuem a mesma latitude ou longitude, devido à declinação magnética terrestre localizada nos pólos Norte e Sul.
b( ) A latitude corresponde à distância em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até o meridiano de Greenwich, variando de 0º a 180º, tanto para o norte quanto para o sul.
c( ) Os pontos A e B localizados na figura correspondem, respectivamente, a 60º N e 40º O, 20º N e 160º O.
d( ) As coordenadas geográficas permitem localizar qualquer ponto na superfície terrestre pelo cruzamento entre os dados de latitude e os de longitude.

2 - Em 1884, 25 países reuniram em Washington estabeleceram uma divisão do mundo em 24 fusos de uma hora, baseando-se no fato de que a Terra demora praticamente 24 horas para dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo.
Baseado no conhecimento sobre o assunto, observe as afirmativas abaixo:
I- Pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 24 horas, cada um equivalendo a 15º no sentido das longitudes.
II- O Equador é o círculo máximo que marca o início da contagem das horas.
III- Quando o meridiano de Greenwich marcar 19h, hora legal, num ponto situado a uma longitude de 30º O, a hora legal será de 21h.
IV- O Brasil possui atualmente 3 fusos horários, todos situados ao oeste de Greenwich.
V- Um avião, ao cruzar a linha internacional de data, no sentido oeste-leste, retrocede um dia no calendário.

Estão corretas as afirmativas:
a) I, II, e II
b) II, IV e V
c) I, IV e V
d) II, III e IV
e) I, III e V

Comentários

João Paulo disse…
Excelente blog professor... sou graduado em geografia e mestrando em geografia (área do ensino).

João Paulo - UFPB
Sergio Fernandes disse…
Obrigado. É bom saber que você gostou. Ainda estou desenvolvendo-o, se quiser dar alguma dica agradeço. Pretendo divulgá-lo para meus alunos.

Postagens mais visitadas deste blog