Revolução Industrial

Revolução Industrial

           A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.

Etapas da Industrialização

            Podem-se distinguir três períodos no processo de industrialização em escala mundial:

Primeira Revolução Industrial: 1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra, a "oficina do mundo". Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor. A nova indústria diferenciava-se do artesanato e da manufatura pelo intenso uso da máquina no processo de fabricação, por isso ficou conhecido como maquinofatura. Invenções como a máquina a vapor e o tear mecânico, contribuíram para o desenvolvimento da indústria têxtil, uma das principais deste período.
A fonte de energia das máquinas a vapor era o carvão mineral, que passou a apresentar grande importância, e por isso, as principais indústrias em países como Inglaterra, frança, Alemanha e EUA, foram instaladas nas proximidades das bacias carboníferas.

Segunda Revolução Industrial: (1850 a 1900), a indústria passou por um processo de aprimoramento. Surgiram novos setores industriais e novas fontes de geração de energia: o petróleo e a eletricidade. A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem. O transporte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor. A metalurgia, a siderurgia e a indústria de automóveis ganharam grande importância neste período.

 Terceira Revolução Industrial: Na segunda metade do século XX, o processo de informatização e de instalação de indústrias ligadas a esse setor se acelerou. Surgem conglomerados industriais e multinacionais. A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação. Avança a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica. Surge assim, a “indústria da vida”, responsável pelos grandes avanços da medicina e da agropecuária: a biotecnologia.


fonte:
História Geral - Aquino, Denize e Oscar - Ed. Ao Livro Técnico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa múndi - Coordenadas geográficas